O Grande Gui
- Escrito por Ariana Brunello
Exposição sobre a carreira de Guillermo Vilas no Brasil Open 2017 (Imagem: Divulgação)
De uma partida exibição disputada no Obras Sanitarias Club, em 1974, na bela Buenos Aires, para as quadras de tênis mundo afora. Ali surgia uma das jogadas mais incríveis, curiosas, fascinantes e desafiadoras da história do esporte: quando o tenista corre para o fundo da quadra e, de costas para o adversário, rebate a bola entre as pernas.
Um ano depois, em uma partida oficial em Indianápolis, nos Estados Unidos, entre Guillermo Vilas e Manuel Orantes, o “Gran Willy” entrava de vez para a história do esporte. A inspiração de Vilas veio de uma propaganda em que um jogador de polo - outro esporte com muita tradição entre os argentinos – acertava a bola para trás, entre as patas traseiras do seu cavalo.
Em homenagem ao maior tenista argentino de todos os tempos, o Brasil Open 2017 apresenta a exposição “O Aventureiro”, que retrata os momentos mais marcantes da carreira de Vilas, considerado um dos melhores da história e inventor do Gran Willy. As obras criadas pelo artista argentino Carlos Crispo estão à mostra para o público no Hospitality Center, ao lado da Quadra Central do Esporte Clube Pinheiros. Se estiver em São Paulo, corre pra lá. Vale a pena conferir!
Memórias dos momentos marcantes da carreira de Vilas
Carlos Crispo, argentino responsável pelas obras expostas no torneio
Obras expostas no Hospitality Center do Brasil Open 2017
Um pouco da história de Vilas retratada no ATP 250 de São Paulo
Ex-número 2 do mundo, Vilas nasceu em Buenos Aires, em 1952, e jogou o circuito profissional durante 16 anos, de 1972 até 1989. Ao longo da carreira, o argentino que marcou uma geração e a história do tênis, conquistou 62 títulos, sendo quatro em torneios Grand Slam: Australian Open (1978 e 1979), Roland Garros (1977) e US Open (1977), além do Tennis Masters Cup - hoje ATP Finals - quando a competição foi disputada no piso de grama, em 1974. Ao todo contabilizou 926 vitórias, 286 derrotas e detém o recorde de maior número de vitórias em uma mesma temporada: 131 em 1972.
Vilas e seu Gran Willy (Imagens: Reprodução)
Viva “el Gran Willy” (o grande Gui)!
Imagens: Divulgação Brasil Open
Mais informações: www.brasilopen.com.br