Menu

A grama já foi mais sagrada

 gramaAll England Lawn Tennis and Croquet Club

A grama que cobre as quadras do All England Club é cultivada, nos mínimos detalhes, durante todo o ano.

A superfície, que deixa o jogo mais rápido e faz com que a bola deslize mais, precisa estar impecável para receber os melhores tenistas do mundo durante o verão na capital britânica.

Mas, dessa vez, o “tapete verde” parece não ter sido um bom cartão de visita. Pelo menos na primeira semana do Grand Slam mais charmoso da história, que começou de maneira bem inusitada.

Com um início de temporada impecável, a matemática de Rafael Nadal somava 9 torneios, 9 finais disputadas e 7 títulos (o último em Roland Garros), após 7 meses afastado das quadras. Mas o espanhol não teve o mesmo desempenho na grama de Wimbledon e caiu diante de Steve Darcis, número 135 do mundo, já na primeira rodada.

DarcisSteve Darcis

A derrota precoce de Nadal surpreendeu o público, a imprensa e o mundo. Mas o momento de fama conquistado pelo tenista belga durou apenas algumas horas. Com uma lesão no ombro, Steve Darcis abandonou o torneio e nem chegou a disputar a próxima partida.

O dia, aliás, foi marcado pelas desistências. John Isner jogou por apenas 15 minutos contra Adrian Mannarino e deixou a quadra mancando, com fortes dores no joelho. Já Radek Stepanek abandonou a partida no segundo set e deixou o caminho livre para Jerzy Janowicz.

Marin Cilic nem chegou a entrar na quadra para enfrentar o francês Kenny De Schepper e Jo-Wilfired Tsonga sentiu dores no joelho e desistiu da partida contra Ernest Gulbis.

tsonga2Jo-Wilfried Tsonga

Mas a lista de abandonos não parou por aí e também assombrou a chave feminina. Yaroslava Shvedova desistiu do duelo contra Petra Kvitova. E Victoria Azarenka, que até então havia superado as dores de uma torção no joelho na partida de estreia, não resistiu e deixou o caminho livre para Flavia Pennetta.

Além das desistências, a segunda rodada em Wimbledon foi marcada por duas derrotas inesperadas.

O All England Club possui 20 quadras, mas a número 2 é onde a zebra costuma fazer a festa. E foi justamente de lá que veio mais uma surpresa.

sharapovaMaria Sharapova

Maria Sharapova sofreu com a quadra escorregadia, chegou a cair três vezes e até pediu atendimento médico durante a partida. Mas não conseguiu evitar a derrota para a portuguesa Michelle Larcher de Brito.

No último jogo do dia, outra surpresa. Dessa vez, na Quadra Central do All England Club. Campeão do torneio em 2012, Roger Federer foi eliminado por Sergiy Stakhovsky, número 116 do mundo, por 3 sets a 1.

 Saldo do dia: 7 desistências, o maior número registrado em um Slam durante toda a Era Aberta.

O All England Lawn Tennis and Croquet Club enviou um comunicado oficial no fim do dia e garante que não há motivo para culpar as quadras pela extensa lista de desistências nesta edição do torneio.

aeltc grassNeil Stubley checa a "grama sagrada"

E agora, o que esperar das próximas rodadas na "grama que já foi mais sagrada"? 

voltar ao topo